PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
Que tipos de intervenção é feita na psicomotricidade?
Preventiva: estimulação e promoção do desenvolvimento, em crianças sem problemáticas de desenvolvimento;
(Re)Educativa: estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;
Terapêutica: intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento.
Para que crianças?
A intervenção psicomotora, de carater reeducativo e terapêutico, é dirigida a casos em que os processos do desenvolvimento e da aprendizagem estão comprometidas e em que estão frequentemente implicados problemas psicoafectivos, de base relacional.
O Psicomotricista intervém essencialmente com crianças com perturbações do desenvolvimento e aprendizagem, que resultam, essencialmente, de condições, como:
perturbação da coordenação motora e outras limitações do movimento;
perturbações do espetro do autismo;
défices da comunicação verbal e não-verbal;
deficiência intelectual;
dificuldades na aprendizagem dos processos simbólicos (leitura, escrita e aritmética);
dificuldades na gestão dos processos de atenção (seleção, focalização e coordenação de estímulos);
problemas de memória e perceção (identificação, discriminação e interpretação de estímulos visuais, auditivos ou tácteis); mutismo seletivo;
perturbação da hiperatividade e défice de atenção;
perturbação da oposição ou conduta; problemas emocionais (instabilidade emocional, baixa autoconfiança, baixa tolerância à frustração);
problemas de autorregulação do comportamento (impulsividade, agitação, desinibição, agressividade, oposição) ou outras funções executivas (capacidade de planeamento, capacidade de síntese e analise) e problemas psicomotores propriamente ditos. Por exemplo, dificuldades na regulação tónica, no equilíbrio, na estruturação espácio- temporal, na noção do corpo, na lateralidade, na motricidade global, na motricidade fina e na oculo-motricidade).
Quais os objetivos gerais de intervenção na psicomotricidade?
A intervenção psicomotora tem como objetivo promover a vivência harmoniosa da criança no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente, estimulando e facilitando o desenvolvimento global da criança e, consequentemente, os processos de aprendizagem.
Os objetivos de trabalho na psicomotricidade, irão variar de acordo com a idade, o tipo e a gravidade da situação, sendo que se salientam alguns objetivos gerais:
Motivar as capacidades sensoriomotoras através das sensações e relações entre o corpo e o exterior;
Desenvolver a capacidade preceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários;
Ajudar a mobilizar os seus recursos individuais, reforçar a sua identidade para reconquistar a sua autoconfiança;
Fazer com que descubram e expressem as suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção;
Melhorar as suas respostas motoras e a sua interação pessoal, fortalecer a aquisição de estratégias de resolução de problemas, de acordo com as suas capacidades e potencialidades;
Criar segurança e expressar-se através de diversas formas.
Que atividades/técnicas são utilizados?
Pode recorrer-se a:
Jogos de exercício, funcionais ou motores, com função de harmonizar os gestos e aumentar a sua eficácia;
Jogos simbólicos ou de imaginação, que favorecem a passagem do nível sensório-motor ao nível da representação;
Jogos de construção, que têm a sua fonte nos jogos simbólicos e evoluem para uma adaptação mais precisa à realidade;
Jogos de regras caracterizados por determinadas obrigações comuns permitindo o desenvolvimento da cooperação.
Em suma, o objetivo da prática de Psicomotricidade centra-se na globalidade da criança, tendo em conta quer os aspetos funcionais, quer os relacionais.
Especialista(s) de PSICOMOTRICIDADE:
Dra. Ana Rita Pereira
Segunda: Manhã e Tarde
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