PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade tem como principal foco a relação entre o corpo, a mente e as emoções, tendo como base uma relação harmoniosa. A intervenção pode ocorrer de forma preventiva, terapêutica ou educativa das funções motoras, cognitivas, sociais e emocionais. Importa referir que o objetivo final será sempre o de promover a autonomia do indivíduo de maneira a conseguir realizar de forma independente as atividades quotidianas nos diferentes contextos, casa, escola ou trabalho.

A intervenção psicomotora na infância vai permitir melhorar os movimentos do corpo, trabalhar a noção do espaço e do tempo, a coordenação motora (praxia global e fina), equilíbrio, ritmo, potenciar as competências emocionais e estimular as interações sociais. Estas habilidades são conseguidas através do jogo como por exemplo o jogo espontâneo. Com recurso ao brincar, o psicomotricista observa os domínios motor, cognitivo e emocional ajustando o jogo de forma a alterar as competências comprometidas e de acordo com a necessidade de cada um.

A psicomotricidade pode auxiliar em diferentes patologias, como por exemplo: 

· Perturbação do espetro do autismo;

· Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;

· Atrasos do desenvolvimento;

· Dispraxia;

· Perturbação da Aprendizagem especifica (dislexia, discalculia e disgrafia);

· Paralisia cerebral;

· Dificuldades nos fatores psicomotores (equilíbrio, coordenação, lateralidade, noção do corpo, noção do espaço e do tempo);

· Ansiedade;

· Depressão;

· Esquizofrenia;

· AVC;

· Parkinson;

· Alzheimer;

· Dor crónica

· Stress pós traumática;

· Prevenção de quedas e isolamento social em idosos;

· Outras problemáticas.

Assim, a psicomotricidade vai melhorar a coordenação, postura, equilíbrio, atenção, concentração, memória; desenvolver estratégias para a resolução de problemas; regular as emoções e também o stress; aumentar a noção corporal e a autoestima e promover a autonomia. Ressalva-se que as habilidades cognitivas e afetivas são trabalhadas através

dos movimentos harmoniosos, sendo indicado para indivíduos de todas as idades e fases de desenvolvimento.

Na intervenção psicomotora o foco primordial são os sete fatores psicomotores: tónus, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina.

A psicomotricidade tem como três pilares fundamentais:  

· Corpo: os movimentos e a coordenação são essenciais na psicomotricidade. Onde as habilidades motoras, postura, equilíbrio, sensações táteis, tónus e orientação espacial são essenciais para a harmonia dos movimentos do corpo;

· Cognição: em que a intervenção psicomotora centra-se na atenção, raciocínio, aprendizagem, memória, planeamento, entre outros. Assim, a intervenção vai permitir uma resposta mais adequada aos meio ambiente e também desenvolver a aprendizagem;

· Emoções: o objetivo primordial é identificar como o indivíduo se expressa, regular e compreender as suas emoções. Além disto, permite uma melhoria nas interações sociais, na capacidade de comunicação, autoestima e regular o stress através do movimento pelo corpo.

A psicomotricidade é uma área cientifica transdisciplinar que estuda a relação entre os movimentos, a cognição , as emoções e as interações sociais de maneira a potencializar o bem estar do indivíduo, seja criança, adolescente, adulto ou idoso.

A intervenção tem como principal objetivo a prevenção, a identificação ou a reabilitação de distúrbios psicomotores, nomeadamente a paralisia cerebral, esquizofrenia, atrasos de desenvolvimento, demência, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

A terapia psicomotora é realizada por psicomotricistas que através de atividades variadas como as gnosico-praxicas, contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Especialista(s) de PSICOMOTRICIDADE:

Dra. Bruna Robalo

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